Perfil Leitor

Acreditamos que os livros são suportes para o desenvolvimento do conhecimento. Desta forma, o costume de ler deve ser desenvolvido, estimulado e incentivado desde a primeira infância, o que servirá para o estabelecimento de formas de aprendizagem mais saudáveis nos anos seguintes e de um constante processo de enriquecimento cultural.

Com base nesta visão, entendemos que os livros infantis ofertados no Clube de Assinatura e nas Leituras Fundamentais são classificados em quatros perfis. Vale ressaltar que tal classificação não segue rigorosamente a idade dos leitores, mas, sobretudo, sua experiência com a literatura, seu contato com o livro e seu repertório de habilidades e competências.


Leia comigo

Para pequenos leitores que necessitam de um mediador comprometido a estimular a criança a se relacionar com o livro de maneira integrada, mostrando todas as possibilidades de exploração entre o texto e a imagem.

Nessa fase, a criança começa a entender a estrutura narrativa. No entanto, seu repertório ainda é reduzido, por isso, o livro deve conter mais imagens do que textos, e as histórias devem ter início, meio e fim.

Os livros selecionados para este Perfil trazem belíssimas ilustrações, que cativam os pequenos leitores.


Começo a ler sozinho

Para pequenos leitores que começam a se familiarizar com os livros, com ou sem a presença de um mediador. Nesta fase o pensamento lógico se organiza, a alfabetização está em andamento. Os livros, gradativamente, começam a introduzir textos que se integram com as imagens. Há um maior contato com a linguagem escrita, com o reconhecimento e a formação das sílabas.  

As crianças começam a fazer suas próprias escolhas, mas a presença de um adulto, orientando seu contato com o livro, ainda é muito importante. Nessa fase, cabe ao mediador estimular o encontro da criança com o livro, respeitando suas escolhas, para que o hábito da leitura aflore plenamente.


Leio quase tudo

Para pequenos leitores que se encontram em um processo de alfabetização avançado. Leitores que ainda não são totalmente autônomos, mas que conseguem explorar as recém-adquiridas habilidades do leitor. São obras que apresentam textos mais desafiadores que solicitam a uma leitura mais atenta das imagens e dos textos.

Os personagens, humanos ou simbólicos, vivem situações de desafios, medo, coragem, alegria, sonho e fantasia. A história deve girar em torno de um eixo central, apresentando desafios que serão solucionados no final do livro. Nessa etapa, os livros começam a apresentar relações com as vivências e situações cotidianas das crianças.


Leio sozinho

Para pequenos leitores que leem com fluência e que confiam em sua capacidade de enfrentar desafios durante a leitura de um livro. As obras destinadas a este tipo de leitor apresentam narrativas verbais e composição visual mais elaboradas, um maior número de páginas e temáticas mais complexas.

Nessa etapa, o pequeno leitor encontra no livro caminhos e soluções para conflitos ou acontecimentos cotidianos, elementos que favorecem o seu amadurecimento emocional. 

Sobre a loja

Empresa localizada na cidade do Rio de Janeiro, especializada no comércio de livros infantis. Atuamos na seleção e organização de um Clube de Assinaturas de Livros Infantis e na comercialização direta dos mesmos.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

LFM Comércio de Livros - CNPJ: 28.223.703/0001-06 © Todos os direitos reservados. 2019