Seleção de Livros

Os livros infantis são selecionados por uma equipe independente e sem vínculos com editoras. Neste processo são considerados diversos aspectos do livro, com o objetivo de proporcionar experiências de leitura incríveis para crianças e adultos. Assim, todos os títulos que compõem nosso acervo passam por um processo de leitura prévia, o que determina a exclusão de nosso acervo de livros que contenham aspectos moralistas, sexistas, racistas, ofensivos a grupos religiosos ou classes sociais, que sejam previsíveis, simplistas, que apresentem conteúdos incompatíveis com uma visão de mundo ambientalmente sustentável e, principalmente, que apresentem uma baixa qualidade literária.

Centramos nossas escolhas em livros que procuram desafiar nossos pequenos leitores, contribuindo para que eles possam apreciar todo o potencial de um livro, garantindo, simultaneamente, uma experiência cultural, sensorial, estimulante, plena e prazerosa não apenas para as crianças, mas, para toda a família.

Entendemos que os livros são suportes para o desenvolvimento do conhecimento e que a leitura deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de vida. Processo que servirá para o estabelecimento de formas de aprendizagem mais saudáveis nos anos seguintes. Assim, torna-se fundamental que as crianças tenham contato com uma literatura de qualidade durante toda a infância.

O hábito da leitura na primeira infância

Durante a primeira infância, os livros infantis, em sua maioria, são repletos de enormes desenhos capazes de atrair a atenção de nossos pequenos leitores. As cores, formatos e formas são elementos destinados a aguçar o interesse das crianças e fundamentais para a construção de um primeiro contato com os livros.

Nesta fase da vida, os livros precisam ser encarados como instrumentos que além de apresentarem histórias, facilitam o brincar, o entretenimento e servem para ampliar a imaginação. Por isso, os livros devem ser tocados, manuseados, sentidos, servindo, igualmente, a promoção da leitura e a uma experiência sensorial com o objeto livro.

Na primeira infância e nos anos que precedem a alfabetização, é fundamental que os adultos leiam para as crianças, criem por meio dos livros, espaços de integração familiar e favoreçam a construção de vínculos afetivos entre as crianças e os livros. 

A leitura no processo de alfabetização

Com o processo de alfabetização em curso é fundamental que os livros apresentem histórias ilustradas, com poucas informações escritas e diversos efeitos gráficos e táteis. Gradativamente, os livros deverão aumentar a quantidade de textos, o que ocorrerá com o desenvolvimento da capacidade de interpretação das crianças. Por isso é fundamental que os livros estejam adequados as habilidades e competências desenvolvidas pela crianças, encontradas no Perfil do Leitor.

A adequação do livro a criança serve como suporte para a construção dos processos inerentes a leitura da escrita. Ao longo deste processo, as ilustrações, além de serem atrativos iniciais ao livro, oferecem um suporte para as histórias contadas, elas permitem que o escrito seja extrapolado pelo pensamento lúdico, transformano o contato com o livro em uma experiência completa de comunicação.

A Literatura Infantil entre os alfabetizados

Com a alfabetização as crianças ganham uma relativa autonomia. No entanto, os adultos precisam continuar incentivando o hábito da leitura e sua experiência sensorial com o livro. Ler junto com as crianças torna-se fundamental nesta fase, uma vez que as trocas de opiniões, as diferentes formas de interpretação de um livro e as diversas percepções de uma história enriquecem o repertório interpretativo durante a infância. Além disso, tais momentos, quando realizados nos núcleos familiares, permite uma aproximação entre os indivíduos e marcam momentos prazerosos para as famílias.

Nesta fase, a qualidade dos textos, gradualmente, assume uma função fundamental, servindo de base para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar e fora dele. Por isso, entendemos que os livros direcionados para crianças nesta fase devem apresentar temáticas mais próximas ao mundo vivido. 

Sobre a loja

Empresa localizada na cidade do Rio de Janeiro, especializada no comércio de livros infantis. Atuamos na seleção e organização de um Clube de Assinaturas de Livros Infantis e na comercialização direta dos mesmos.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

LFM Comércio de Livros - CNPJ: 28.223.703/0001-06 © Todos os direitos reservados. 2019